Notícias

  • Brasil recicla mecanicamente 21% dos plásticos Pesquisa aponta que a indústria brasileira de reciclagem mecânica de plásticos (IRmP) recicla 21% do total dos plásticos pós-consumo no país, ou seja são recicladas aproximadamente 684 mil toneladas do total de 3,26 milhões de toneladas de plástico pós-consumo gerado em 2012.

    Leia mais
  • A sustentabilidade ambiental sob o enfoque da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 A sustentabilidade ambiental traduz-se na obtenção de desenvolvimento econômico conjuntamente a preservação do meio ambiente. É um fim a ser atingido e que tem permeado todas as atuais discussões sobre os jogos que o Brasil sediará.

    Leia mais
  • Gestão de Resíduos nos estádios da copa do mundo da FIFA A Copa do Mundo no Brasil está chegando, a maioria está preocupado com a entrega das obras e em como ficará o trânsito e o comércio. Mas e os resíduos que serão gerados? Quem são os responsáveis?

    Leia mais
  • Setor de reciclagem pede isenção de IPI Empresários, entidades e sindicatos do Brasil ligados a reciclagem do Plástico, setor que vem encontrando extremas dificuldades econômicas elaboraram “CARTA DE JOINVILLE”.

    Leia mais
  • Indústria reduziu impacto ambiental, diz CNI na Rio+20 A indústria brasileira reduziu consideravelmente o impacto de sua atividade no meio ambiente nos últimos 20 anos, desde a Eco-92, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa, reciclando, usando insumos renováveis, reaproveitando a água.

    Leia mais
  • A indústria na Rio+20 Conferências internacionais, como a Rio+20, costumam ser palco para manifestações de todo tipo — inclusive as mais extremas. Muitas delas, por seu caráter irreverente, acabam ganhando holofotes. Entretanto, essa é uma oportunidade ímpar para uma discussão madura baseada em evidências e com foco no futuro. É nesse contexto que a indústria brasileira está pronta a dar sua contribuição, participando do debate de forma transparente a partir de conceitos que vêm sendo amadurecidos, ainda que de modo heterogêneo, no âmbito dos seus setores produtivos ao longo dos últimos anos.

    Leia mais
  • Rio+20 simboliza oportunidade de engajamento para marcas Evento realizado este mês aumenta o destaque de empresas como Natura, CPFL Energia e Walmart, que dedicam esforços para incluir a preocupação sócio-ambiental em seu planejamento.

    Leia mais
  • Empresas tentam dar contribuição a Rio+20 A conferência Ethos Internacional 2012 deve produzir uma das principais contribuições do setor empresarial para a Rio+20.

    Leia mais
  • Entender a Rio+20: leituras sobre os desafios Primeiro, se você se sente confuso relativamente à Rio+20, bem vindo ao clube. O desafio, no entanto, é simples.

    Leia mais
  • Debates da Rio+20 devem destacar economia verde como alternativa mundial O governo brasileiro pretende aproveitar os debates da Conferência Rio+20 para destacar, como alternativa mundial, o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. Essa alternativa deve ser associada aos programas de transferência de renda, como os adotados no país, e aos números positivos da economia nacional.

    Leia mais
  • Construção civil reformula produtos para elevar ecoeficiência Indústria explora novas matérias-primas para ganhar agilidade e poupar recursos naturais.

    Leia mais
  • Sustentabilidade deve estar no dia-a-dia Comissão defende que o tema não deve ser encarado por empresas como ação compensatória.

    Leia mais
  • De que economia estamos falando? Vertentes que (ainda) não constam do dicionário indicam a busca de alternativas ao sistema econômico tradicional ou de novas formas de guiá-lo.

    Leia mais
  • Comissões vão discutir incentivos à indústria de reciclagem As Comissões de Desenvolvimento urbano e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vão realizar audiência pública para discutir incentivos à indústria de reciclagem.

    Leia mais
  • Brasil está entre os quatro líderes mundiais em construções sustentáveis O Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis, de acordo com o órgão internacional Green Building Council (US GBC).

    Leia mais
  • Extrato de banco é reciclável? Sabe aqueles papeizinhos amarelos que recebemos como comprovantes de transações nos terminais bancários ou como cupons fiscais nos restaurantes? Eles são conhecidos como papéis termo sensíveis e recebem este nome porque a impressão dos dados é térmica (ou seja, feita por aquecimento).

    Leia mais
  • Proposta concede incentivo fiscal para indústrias mecânica e de reciclagem A Câmara analisa o Projeto de Lei 2909/11, do deputado Luciano Castro (PR-RR), que concede incentivos fiscais às indústrias mecânica e de reciclagem de materiais.

    Leia mais
  • Pelo menos 60% do lixo reciclável separado pelos moradores em suas casas vai parar no lixo comum em São Paulo Subaproveitado, 60% de resíduo reciclável vai para lixão – Só 214 das 15 mil toneladas de lixo produzidas por dia são encaminhadas para reciclagem na capital

    Leia mais
  • Empresas que não poluem o meio ambiente poderão ter isenção tributária A Câmara analisa projeto que autoriza a isenção de tributos federais, durante 20 anos, para as empresas que adotarem processos produtivos e de descarte que não poluam o meio ambiente.

    Leia mais
  • Micro e pequenas empresas não acreditam em lucros gerados por práticas sustentáveis, diz estudo! Embora pratiquem no dia-a-dia ações de sustentabilidade ambiental, como a coleta seletiva de lixo e o controle do consumo de papel, de água e de energia, somente 46% das micro e pequenas empresas brasileiras acreditam que a questão do meio ambiente pode gerar ganhos financeiros a seus negócios.

    Leia mais
  • Setor da reciclagem quer aumentar participação na Política de Resíduos Sólidos A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu os representantes da União Nacional dos Sindicatos e Associações das Empresas de Reciclagem (UNASER). O setor veio solicitar do Ministério uma maior participação dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em dezembro de 2010 e recentemente regulamentada. Participaram da reunião a Secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, e o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério.

    Leia mais
  • IPEA: coleta seletiva chega a apenas 18% dos municípios brasileiros Dois anos depois da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, a coleta seletiva, prevista na lei, estava presente apenas em 18% dos municípios brasileiros. E, nas cidades onde ela já estava implementada, a quantidade de material recuperado nesses programas ainda era pequena quando comparado com o total coletado. Os dados constam no levantamento Plano Nacional de Resíduos Sólidos: Diagnóstico dos Resíduos Urbanos, Agrosilvopastoris e a Questão dos Catadores, divulgado nesta quarta-feira, 25 de abril, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

    Leia mais
  • MMA lança manual de resíduos sólidos O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança, em parceria com o Conselho Internacional de Iniciativas Locais Ambientais (ICLEI Brasil) e Embaixada Britânica, a publicação Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação. O lançamento acontecerá na abertura oficial do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade urbana e erradicação da miséria, evento organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos.

    Leia mais
  • Centrais de reciclagem por meio de PPPs podem ser solução lucrativa para o aproveitamento de lixo no país O modelo das parcerias público-privadas (PPPs) pode viabilizar a reciclagem de lixo no país, diminuindo gastos para as prefeituras e gerando oportunidades para empresas.

    Leia mais
  • Brasil descarta corretamente 94% das embalagens de agrotóxicos. Embalagens descartadas incorretamente contaminam o solo e podem causar doenças nos agricultores, como câncer. Logística reversa é uma forma de evitar esses efeitos.

    Leia mais
  • Para indústria do plástico, prioridade é prática ambiental! Um estudo inédito coordenado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), desenvolvido com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva de plástico no Brasil, concluiu que o setor, para atender à exigência crescente dos consumidores quanto à preservação do ambiente, deverá priorizar a reciclagem e as práticas sustentáveis, agora e no futuro. O estudo recomenda, ainda, que o país invista no segmento de embalagens, para aumentar a participação do Brasil no mercado internacional de plásticos.

    Leia mais
  • A partir de 2013 comércio terá de recolher resíduo de produtos poluentes Projetos aprovados pelos vereadores de Curitiba obrigam, por exemplo, que farmácias recebam medicamentos vencidos. Novas regras começam a valer entre março e abril do ano que vem.

    Leia mais
  • Vantagens com a implementação da logística reversa. Quais benefícios/vantagens minha empresa terá se implementar um processo de logística reversa? Terei somente custos? Se a empresa implementar um processo de logística reversa adequadamente, visando um retorno de longo prazo, terá inúmeros benefícios, de ordem econômica e financeira, legal, ambiental e de imagem corporativa, além de obter vantagem competitiva sustentável perante os concorrentes. Saiba mais...

    Leia mais
  • Tratamento adequado de embalagens de agrotóxicos é obrigatório no país há dez anos O retorno e tratamento ambientalmente adequado de embalagens de agrotóxicos são obrigatórios no país há dez anos. A indústria criou um sistema para seguir a regra, mas outros elos da cadeia produtiva ainda pontuam dificuldades para cumprir a lei.

    Leia mais
  • Fazendo uma leitura da nova política nacional de resíduos sólidos Desde 02 de agosto de 2010 foi aprovada e publicada a Lei 12.305, estabelecendo a nova política nacional de resíduos sólidos. Esta lei ficou tramitando por mais de 20 anos no congresso nacional, porque ora as empresas eram recalcitrantes quanto ao instituto da logística reversa, ora deputados exerciam influência para a não aprovação, dando guarida a prefeituras reconhecidamente negligentes e inúmeras situações deste tipo.

    Leia mais
  • IPI zero para descartes industriais usados por empresas recicladoras Resíduos recicláveis vendidos pelas indústrias a empresas que reciclam poderão ficar isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O propósito do projeto é incentivar o aproveitamento de rejeitos industriais, melhorar as condições ambientais e gerar empregos.

    Leia mais
  • Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos faz uma avaliação bastante breve das perspectivas de implantação do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR que deve ser implantado até dezembro/2012 para disponibilizar estatísticas e indicadores, coletar e sistematizar dados e informações sobre os serviços públicos e privados de gestão e gerenciamento de resíduos, caracterizar as demandas e ofertas de serviços necessários, avaliar as metas, resultados e impactos dos planos e ações de gerenciamento e das atividades de logística reversa, disseminando informações úteis à sociedade sobre a situação e as atividades realizadas para a implantação e fortalecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010).

    Leia mais
  • Resíduos Sólidos e Instrumentos Econômicos As principais funções dos instrumentos econômicos aplicados aos resíduos sólidos são financiar os serviços de gestão, organizar o comportamento dos gestores públicos, setores produtivos e população e internalizar os impactos gerados pelo volume de resíduos produzidos.

    Leia mais
  • Os perigos de um mundo descartável Geladeiras que duravam 40 anos e hoje são trocadas em menos de 10, TVs ultrapassadas de uma hora para outra por novas funções, liquidificadores que pifam a um impacto mais forte, computadores que envelhecem assim que saem da caixa. Não importa se esses produtos são comercializados em Boston ou São Paulo. Os bens de consumo duráveis nunca foram tão descartáveis.

    Leia mais
  • Governo de São Paulo e empresas assinam acordo por logística reversa O estado de São Paulo acaba de dar mais um passo em direção ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. No dia 28/02, o governador Geraldo Alckmin assinou o Termo de Compromisso Setoriais de Resíduos Sólidos, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, a Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) e representantes do setor de embalagem.

    Leia mais
  • Sucata do setor aéreo dificulta modernização de aeroportos Um obstáculo inesperado apareceu na preparação dos aeroportos superlotados do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016: cemitérios de aviões na pista.

    Leia mais
  • Tecnologia permite reciclar plástico e transformá-lo em óleo diesel ou gasolina Normalmente, todo o lixo plástico que não pode ser reciclado vai direto para o aterro. Mas novas tecnologias devem permitir que, em breve, todo esse passivo seja convertido em combustível para carros e caminhões.

    Leia mais
  • Os Resíduos Perigosos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos A instalação e funcionamento de empreendimentos e atividades que produzam ou realizem operações com resíduos perigosos para serem autorizados e licenciados precisam comprovar capacidade técnica e econômica de realizarem o gerenciamento adequado destes resíduos.

    Leia mais
  • Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 será no Brasil Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 - O anúncio oficial foi feito pelo Diretor Executivo do PNUMA e pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil durante coletiva de imprensa realizada na sede do PNUMA em Nairóbi

    Leia mais
  • Empresa holandesa recicla implantes de metal retirados de corpos cremados Com o aumento na longevidade da população e o progresso de tecnologias associadas à medicina, mais e mais pessoas estão recebendo implantes cirúrgicos antes de morrer. Também há cada vez mais pessoas sendo cremadas, o que resulta em um aumento na quantidade de metais caros presentes entre as cinzas após a cremação. Para onde vai tudo isso?

    Leia mais
  • Primeira Bolsa Verde do Brasil começa a operar em abril de 2012 O Rio de Janeiro terá, a partir de abril de 2012, a primeira Bolsa Verde do Brasil, um mercado específico para negociar ativos ambientais no Estado. O acordo de cooperação, assinado recentemente pelas secretarias de Estado do Ambiente (SEA) e Municipal da Fazenda, além da associação sem fins lucrativos BVRio, prevê o desenvolvimento da Economia Verde na região e constitui uma iniciativa que servirá de exemplo para demais municípios e Estados brasileiros.

    Leia mais
  • Como funciona um aterro sanitário? Até agosto de 2014, todos os municípios brasileiros precisam apresentar um plano de destinação adequada aos rejeitos em aterros sanitários. O aterro da Tecipar recebe cerca de 700 toneladas de lixo por dia dos municípios de Santana de Parnaíba, Barueri,Carapicuíba e Araçariguama.

    Leia mais
  • Sustentabilidade passa por desaceleração em empresas Se os últimos anos foram marcados por um crescimento de práticas sustentáveis no setor corporativo, 2011 registrou uma freada no desenvolvimento verde empresarial. Pelo menos é o que indica o 5º relatório The State of Green Business 2011 (algo como A Situação dos Negócios Verdes 2011). De acordo com o documento, ainda que esteja ocorrendo progresso em algumas áreas da sustentabilidade corporativa, pela primeira vez desde que o relatório é elaborado houve uma desaceleração, estagnação e até um retrocesso, em alguns casos, dos incentivos verdes no setor empresarial.

    Leia mais
  • A HP promove a reciclagem dos cartuchos de impressoras Por meio do programa HP Planet Partners, milhões de cartuchos de tinta e toners originais HP são reciclados e sua matéria-prima é reinserida na cadeia produtiva HP a cada ano.

    Leia mais
  • Residuos na Europa: Aposta na Gestão Pública ou Privada? Em conjuntura de crise na zona Euro, o conceito de eficiência e as exigências de redução de custos são palavras de ordem mesmo em setores considerados como serviços públicos. À luz da realidade, a experiência européia na gestão de resíduos mostra possíveis caminhos para a reestruturação que se assemelha aos sistemas nacionais.

    Leia mais
  • O lixo que vira energia e crédito de carbono Aterro Bandeirantes, em São Paulo, foi fechado em 2007. Mas as 40 milhões de toneladas de lixo enterradas lá podem ser usadas para gerar energia.

    Leia mais
  • Rio+20 inicia contagem regressiva em busca de economia verde A Cúpula de Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que a ONU realizará em junho no Brasil, começou a contagem regressiva para conduzir o mundo em direção a uma nova economia verde e social. O primeiro esboço do documento da conferência, intitulado “O Futuro que Queremos”, divulgado há uma semana, é, por enquanto, uma vaga declaração de princípios, embora indique o caminho: o compromisso para que o mundo faça uma transição em direção a uma “Economia Verde” que integre a luta contra a pobreza e o respeito ao meio ambiente.

    Leia mais
  • Quanto tempo uma sacola de supermercado leva para se decompor? Tente descobrir quanto tempo leva para que uma sacola plástica se degrade no meio ambiente e você encontrará respostas que vão dos 50 aos 500 anos. Jornais, revistas, ONGs e mesmo o governo usam dados aleatórios, mas ninguém cita um estudo científico para embasar as alegações. E por um bom motivo: não existem estudos sobre a degradação das sacolas plásticas nas condições brasileiras. Isso significa que as legislações criadas em diversas partes do país para banir as sacolas plásticas carecem de embasamento científico.

    Leia mais
  • O que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, o Brasil aprovou após duas décadas de discussões a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa política procura organizar a forma como o país trata o lixo, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade. Com a aprovação da política, foi elaborado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, cujo texto passou por um processo de consulta pública. A socióloga Elisabetth Grinberg, coordenadora-executiva do Instituto Pólis, participou das audiências que resultaram na redação final do plano. Beth destaca que ele foi construído em um processo participativo, recebendo sugestões de todos os setores envolvidos. A última audiência, em Brasília, definiu o texto final que vai entrar em vigor no próximo ano.

    Leia mais
  • Reciclagem de resíduos eletrônicos A oferta mundial de produtos eletrônicos, impulsionada pela grande produção na China, é cada vez maior. Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, somente os setores de telecomunicações e TI (tecnologia da informação) já respondem por 7,7% do produto mundial, de acordo com dados da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico). No Brasil, o setor de TI movimentou 85 bilhões de reais em 2010, e a tendência é de rápido crescimento. Existe um esforço em aumentar a participação destas tecnologias no PIB nacional - que atualmente é de 3,5% - para 5,3% em 2020.

    Leia mais