Reciclagem de Resíduos Industriais: Indicador de Desenvolvimento Sustentável

Inspirado no movimento internacional ocorrido na última década, liderado pela Comissão para o Desenvolvimento Sustentável - CDS, das Nações Unidas, o IBGE divulgou no inicio de setembro a quarta edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2010. Esse panorama dá continuidade a uma série de publicações iniciada em 2002 e visa disponibilizarum conjunto de informações para acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro.

Organizados em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional, os 55 indicadores do IDS 2010 demonstra que o Brasil evolui nos principais indicadores sociais, mas persistem desigualdades sociais e regionais. No quesito ambiental melhorias importantes foram observadas, porém ainda há um longo caminho a percorrer para a superação da degradação de ecossistemas, da perda de biodiversidade e da melhora significativa da qualidade ambiental nos centros urbanos.

No que diz respeito à dimensão econômica são abordados aspectosdo desempenho macroeconômico e financeiro do país, dos impactos no consumo de recursos materiais, da produção e gerenciamento de resíduos e do uso de energia, sendo a reciclagem um de seus principais indicadores.

O panorama ressalta que a reciclagem de materiais é um dos pontos mais importantes no gerenciamento sustentável de resíduos, já que catalisa interesses do poder público, de empresas e da sociedade em geral. Essa atividade além de trazer benefícios ambientais, é uma excelente oportunidade de negócios, pois promove o reuso eficiente dos recursos gerando emprego e renda.

Dentre os materiais reciclados acompanhados pelo IDS 2010, destaca-se o alumínio, com índice de reciclagem de quase 90%. Esse resultado pode ser atribuído ao alto valor da sucata de alumínio no mercado, associado ao elevado gasto de energia necessário para a produção de alumínio metálico.

De janeiro a setembro de 2010 a Apoio Ambiental Ltda. coletou cerca de 244 toneladas de sucata metálica em onzes empresas parceiras, movimentando o equivalente a R$ 48.800,00 com a compra da sucata. Esses materiais são destinados a empresas recicladoras licenciadas, contribuindo dessa forma para o gerenciamento interno dos resíduos industriais e para diminuição da extração de matéria prima.

Priscila Silva

Bióloga
http://lattes.cnpq.br/1689779847306153