Gestão de Resíduos: Investimentos para Prestação de Serviços

O crescente aumento das atitudes ambientais corretas por parte de algumas empresas constitui atualmente o principal fator de diferenciação e acréscimo de valor aos seus produtos e serviços. Parte deste aumento deve-se ao maior rigor das legislações ambientais, bem como a declarada opção pelas práticas de redução da geração e fomento ao reuso de materiais preconizada na Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, que no seu capitulo III, na seção II, o artigo 30 dispõe alguns objetivos da responsabilidade compartilhada.

Dentre eles podemos destacar a compatibilização dos interesses entre os agentes econômicos/sociais e os processos de gestão empresarial/mercadológica com os de gestão ambiental, desenvolvendo estratégias sustentáveis; a promoção do aproveitamento de resíduos sólidos, direcionando-os para cadeias produtivas e também o estímulo do desenvolvimento de mercado, a produção e o consumo de produtos derivados de materiais reciclados e recicláveis.

Dentro da perspectiva tratada na PNRS os serviços oferecidos pela Apoio Ambiental Ltda, tem o foco na gestão integrada e no gerenciamento de resíduos sólidos. Alei relata que a gestão integrada de resíduos sólidos consiste no conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

Este conceito abrange atividades referentes à tomada de decisões estratégicas e à organização do setor para esse fim. Salientamos que uma vez definido um modelo de gestão de resíduos sólidos, deve-se criar nas empresas uma estrutura em que sejam considerados todos os aspectos envolvidos, desde a fonte geradora até a disposição segura, assim como os aspectos de reciclagem máxima dos resíduos, buscando inclusive, incorporar as mudanças dos padrões de produção e consumo.

Dessa forma, a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos em uma empresa garante a redução da carga poluidora gerada, porque envolve a revisão do processo produtivo com vistas à melhoria contínua do desempenho ambiental da organização, resultando em redução do consumo de matéria-prima, insumos e das emissões de poluentes e resíduos.

Ao reduzir seus custos, as empresas elevam sua competitividade, pois podem praticar preços menores e melhorar sua imagem junto aos consumidores que apresentam-se cada vez mais conscientes e bem informados sobre efeitos e processos produtivos ambientalmente sadios.

Para que o gerenciamento ambiental atinja a sua efetividade há a necessidade de adequá-lo às características e cultura da empresa, considerando sempre os objetivos e a mudança almejada. Além disso, é crucial a existência de um sistema de informações moderno que proporcione o desenvolvimento de tecnologias, bem como fontes alternativas que possibilitem a compreensão de práticas, procedimentos, processos e recursos, objetivando o aprimoramento continuado das atividades.

Nesse sentido, o propósito da Apoio Ambiental ao se predispor a auxiliar as organizações na execução da gestão integrada de resíduos é apresentar idéias que permitam minimizar ou eliminar os impactos ambientais decorrentes das atividades industriais dos nossos clientes e parceiros de forma que a nossa ação contribua para o desenvolvimento industrial sustentável. Buscamos com esse foco soluções para os subprodutos industriais de algumas empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, procurando sempre aliar a sustentabilidade ambiental e econômica.

No que diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos a lei 12.305/2010 entende como oconjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, sendo este caracterizado como o serviço oferecido a maior parte dos clientes da Apoio Ambiental Ltda.

Nesse quesito nossas ações se concentram em:classificar os resíduos gerados pela contratante, de acordo com a norma ABNT-NBR 10 004; auxiliar no monitoramento da geração, reutilização e saída de resíduos da contratante para destinação final; apoiar os colaboradores da contratante sobre a importância de eliminar e/ou minimizar a geração de resíduos; coletar e comercializar os resíduos sólidos Classe II gerados na empresa a exemplo de sucatas metálicas, plásticos, papelões, madeiras, expurgos de produção, embalagens, entre outros; disponibilizar para o serviço funcionário devidamente treinado e munido de todos os Equipamentos de Proteção Individuais - EPI’s necessários para as atividades; fornecer certificado de destinação dos resíduos comercializados para as empresas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais competentes.

Sabemos que a legislação invoca o princípio da responsabilidade do gerador que trata o compromisso desde a geração, estocagem, armazenamento, transporte, tratamento até sua disposição final. Sendo assim, o gerenciamento requer um bom entendimento do processo que dá origem ao resíduo, ocasionando o desenvolvimento de tecnologias de tratamento efetivas e programas de treinamento do pessoal para que as práticas inadequadas possam ser abolidas.

Para acompanhamento da execução dessas práticas nos seus clientes e parceiros a Apoio Ambiental conta um capital humano qualificado, constituindo por um administrador especialista em Soluções Ambientais para Pólos Industriais/SENAI, uma bióloga mestranda em Ecologia e Gestão Ambiental/UFBA, outro administrador pós-graduando em Finanças Corporativas e Mercados Financeiros/UNIFACS e um graduando em Administração/UCSAL com vasta experiência na área de transporte e logística industrial.

Essa equipe busca oferecer um serviço de gestão alinhando o uso de práticas administrativas de resíduos, com manejo seguro e efetivo, com o mínimo de impactos sobre a saúde pública e o ambiente, além da habitual transparência das informações com as empresas e organizações dos diversos segmentos, num estímulo a prática de benchmarking e a publicação de relatórios com o objetivo de contribuir para a elevação dos padrões ambientais de seus parceiros e clientes.

Priscila Silva

Bióloga
http://lattes.cnpq.br/1689779847306153