Programa Indústria Ecoeficiente: Participação Apoio Ambiental em Seminário

Realizado ontem (25/10) no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Seminário de Tecnologias Ecoficientes buscou discutir a relevância dessas ferramentas e da inovação para o crescimento das indústrias baianas, além de divulgar o Programa Indústria Ecoeficiente e abordar casos de sucesso relacionados com a sustentabilidade na cadeia produtiva.

O Programa, coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Petrobras, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria, visa promover nas micro, pequenas e médias empresas fornecedoras das cadeias de Construção Civil, Petroquímica e Metal/Automotiva a implementação de boas práticas em ecoeficiência e possibilitar assessoria para a transferência tecnológica a partir de oportunidades geradas nas cadeias industriais priorizadas.

No seminário, a gerente de Inovação e Projetos Especiais do IEL/BA, Fabiana Carvalho, ressaltou a importância de ações que possibilitem a transferência de tecnologias entre as micro, pequenas e médias empresas, visando benefícios como redução dos custos de produção e energia, aumento da competitividade associado à conquista de novos clientes e mercados.

Construindo relações sustentáveis entre grandes e pequenos negócios, o Programa Indústria Ecoeficiente tem como base experiências desenvolvidas internacionalmente. No evento foi apresentado pela gerente de projetos da Modell Hohenlohe (Alemanha), Márcia Rocha, a estrutura e os resultados das ações de ecoeficiência em redes empresariais aplicado pela instituição, onde verificou-se o aumento da capacidade de inovação das empresas para implementar soluções sustentáveis ao utilizar a transferência de tecnologias relacionadas  a eficiência energética entre empresas participantes da rede.

No que diz respeito à sustentabilidade na cadeia produtiva, Silvia Reis gerente de saúde, segurança e meio ambiente da Unidade Cracker base Nafta/BA da Braskem, ressaltou a importância da incorporação das práticas de ecoeficiência na cadeia produtiva através do projeto em parceria com a Cetrel para reuso de águas pluviais. O presidente da Cooperativa de construtoras - Coopercon/BA, abordou o projeto construção sustentável.

Inovações relacionadas à aplicação de tecnologias ecoeficientes também foram abordadas no seminário. A Millenium desenvolveu parceria com o TECLIM da UFBA cujos resultados do projeto de implantação de produção mais limpa foram explanados pelo gerente técnico Roberto Garcia. Já o supervisor comercial Daniel Felipe ressaltou os investimentos na área de sustentabilidade industrial, ambiental e de pessoas realizados pela Renova Lavanderia Industrial.

Tendo em vista expandir a área de atuação da Apoio Ambiental Ltda como provedora de soluções ambientais sustentáveis a bióloga Priscila Silva participou do seminário.

Priscila Silva

Bióloga
http://lattes.cnpq.br/1689779847306153