Beneficiamento de Residuos Plásticos
Ressaltamos que a fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima até a formação do produto final. Isso pode ser entendido como uma alternativa para as oscilações do mercado abastecedor e também como preservação dos recursos naturais, o que pode reduzir, inclusive, os custos das matérias-primas. Já que o plástico reciclado possui infinitas aplicações, tanto nos mercados tradicionais das resinas virgens, quanto em novos mercados.
Sendo as empresas industriais geradoras intensivas de resíduos plásticos, tanto pela via da produção de seus produtos e serviços, quanto pela aquisição de diversos materiais que possuem o plástico na sua composição/estrutura, observa-se que ações de melhoria da gestão ambiental para a destinação adequada destes resíduos assumem real importância para um conjunto de empresas que buscam ampliar seu nível de sustentabilidade e sua relação com o ambiente natural.
Nesse contexto, a reciclagem dos plásticos torna-se claramente importante não apenas pelo volume gerado e facilidade de reindustrialização, mas sobretudo pela sua característica de não degradabilidade quando disposto de forma inadequada em aterros industriais ou pela geração de toxinas, quando submetidos a processos de incineração.