Onde descartar seu resíduo

  • | Bateria Carro

    As baterias de carro contêm chumbo, que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Essas substâncias tóxicas podem se instalar em seu corpo de forma simples: uma vez despejadas no solo, têm suas matérias-primas decompostas, são ingeridas por vermes e minhocas e, em contato com o lençol freático, entram na cadeia alimentar por meio das plantas. Como você é o último componente desse ciclo, consome as substâncias absorvidas ao longo do processo.

  • | Lâmpadas Fluorescentes

    As lâmpadas fluorescentes contêm vidro e metal, e são compostas por fósforo e mercúrio. O fósforo favorece o surgimento de câncer e provoca lesões nos rins e no fígado; o mercúrio, se inalado, pode causar dor de cabeça, febre, fraqueza muscular. A esses “poluidores” se unem outros, como computador e pneu, todos com componentes tóxicos na composição.

  • Alumínio | Alumínio

    O alumínio é usado frequentemente em edifícios que sejam ambientalmente amigáveis, ou ambientes verdes. As propriedades do alumínio permitem que ele seja moldado em inúmeras formas, fazendo ser um material de escolha para a arquitetura de metal. Sua reciclagem permite que ele tenha um bom custo-benefício e visualmente atraente para edifícios comerciais, bem como outras propriedades comerciais.

  • Grãos de plásticos ABS | ABS

    O Acrilonitrila butadieno estireno - ABS é um copolímero muito tenaz, duro e rígido, possui resistência química aceitável, baixo índice de absorção de água e, portanto, bastante estabilidade dimensional. As resinas ABS podem ser encontradas em tipos adequados para moldagens por injecção, extrusão, por sopro, expansível e para conformações a quente. Alguns tipos de ABS são compostos com outros tipos de resinas tendo a finalidade de atingir propriedades especiais. O ABS é característico pela facilidade na sua moldagem. Outras resinas ABS são empregadas para alterar a rigidez do PVC para sua utilização em tubos, chapas e peças moldadas. Uma das vantagens deste plástico é que se permite à reciclagem.

  • Bombonas Plásticas | Bombonas Plásticas

    Sabendo que a disposição adequada de bombonas plásticas e sua conseqüente reciclagem ou recuperação, é um tema cada vez mais relevante para as indústrias, se faz necessário a adoção de programas para disposição das embalagens usadas. A reciclagem desses vasilhames, além de reaproveitar as embalagens para serem novamente utilizadas, ajuda na preservação da natureza, pois muitos desses recipientes são utilizados para armazenar produtos químicos, tóxicos que podem causar danos ao meio ambiente.

  • Copo plástico descartável | Copo plástico descartável

    Como qualquer plástico, a decomposição do copo descartável é lenta (cerca de 100 anos). Pelo baixo custo de produção, esse material se tornou muito popular, mas é hora de reduzir ao máximo seu consumo e substituí-lo por outros recipientes duráveis. Muitos escritórios têm lixeiras específicas para reciclagem.

  • EVA | EVA

    O EVA (poliacetato de etileno vinil ou copolímero de etileno-acetato de vinila) é um polímero, cuja principal aplicação são chapas reticuladas e expandidas utilizadas na produção de solados, entresolas e palmilhas na indústria calçadista, a qual é responsável por cerca de 69% do mercado de EVA. O resíduo de EVA é composto pelos retalhos que sobram do processo de corte mecânico das chapas no formato da sola, entresola ou palmilha. Como o EVA tem uma massa unitária baixa, o volume gerado é muito grande e as áreas para a sua armazenagem (aterros) começam a ficar escassas. Além disso, o EVA não é biodegradável acumulando-se ao longo do tempo nos aterros, contudo épossível reciclar esse resíduo.