Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais
Sabemos que a legislação invoca o princípio da responsabilidade do gerador que trata o compromisso desde a geração, estocagem, armazenamento, transporte, tratamento até sua disposição final. Sendo assim, o gerenciamento requer um bom entendimento do processo que dá origem ao resíduo, ocasionando o desenvolvimento de tecnologias de tratamento efetivas e programas de treinamento do pessoal para que as práticas inadequadas possam ser abolidas. Nesse quesito nossas ações se concentram em:
-
Classificar os resíduos gerados pela contratante, de acordo com a norma ABNT-NBR 10 004;
-
Auxiliar no monitoramento da geração, reutilização e saída de resíduos da contratante para destinação final;
-
Apoiar os colaboradores da contratante sobre a importância de eliminação e/ou minimização da geração de resíduos;
-
Avaliação dos resíduos destinados, buscando minimizar os custos da empresa e aumentar sua lucratividade;
-
Coletar e comercializar os resíduos sólidos Classe II gerados na empresa a exemplo de sucatas metálicas, plásticos, papelões, madeiras, expurgos de produção, embalagens, entre outros;
-
Disponibilizar para o serviço funcionário devidamente treinado e munido de todos os equipamentos de proteção individual necessários para as atividades;
-
Elaboração de relatórios qualiquantitativos dos resíduos destinados, visando a identificar a existência de algum tipo de desperdício no processo produtivo.
-
Fornecer certificado de destinação dos resíduos comercializados para as empresas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais competentes.
Desta forma a empresa permite assegurar ao cliente uma correta triagem e processamento de resíduos logo nas suas instalações, tendo sempre como objetivo a maximização da reciclagem e a valorização ambiental e econômica do resíduo.